Estilos de Motos

Não é tão fácil assim.

Vamos começar com a Café Racer.

Estas motos tem significados diferentes para pessoas diferentes.

Nos anos 50, os proprietários de motos depenavam e customizavam suas próprias bikes para imitar as motos da MotoGP. Foi uma mania principalmente na Grã-Bretanha e outras partes da Europa. Esse estilo apresenta uma linha única sob o tanque de combustível e ao longo da base do assento paralelo ao solo. O nome Café-Racer era originalmente um termo levemente depreciativo que descrevia “um motociclista que brincava de ser um piloto do “Isle of Man”,  mas que raramente ia além do café que frequentava. Finalmente o termo foi adotado com carinho para celebrar o estilo inegável que tais criações representavam com rebeldia e postura totalmente diferenciada.

Agora as Brats

Surgidas no Japão, derivam do estilo Café-Racer. Possuem geralmente pneus mais largos e ponteiras de escapamento mais curtas. Diferentemente das Cafés, as Brats tem assentos longos. É uma moto para quem gosta do estilo Café Racer mas busca mais conforto na pilotagem e ainda pode levar garupa. A Triumph oferece a Bonneville T100 como sua Brat de fábrica e a Bonneville Thruxton numa pegada mais Café.

Falando um pouco das Trackers

À primeira vista, o  modelo Tracker é muito parecido com o Café-Racer e, embora haja algumas semelhanças, a origem do Tracker está no nome. O Tracker é um design que vem das corridas de pista de terra americanas. Sofreram várias adaptações para serem usadas na cidade. Por isso, os Trackers de rua são projetados para imitar as off-roads, ao contrário das motos de Moto GP imitadas pelo Café-racers. Elas têm geralmente um assento mais curto, permitindo uma posição mais ereta para o piloto. Geralmente trazem números na sua lateral, lembrando as Dirt Tracks americanas. As trackers  mais famosas foram aquelas pilotadas por Evel Knievel.

Scramblers

Modelo clássico surgido na Inglaterra nos anos 20, faz jus a tradução do seu nome: qualquer forma de trabalho. Tem uma pegada topa tudo. Não importa o tipo de piso…uma Scrambler nunca vai te deixar na mão. São muito semelhantes as Trackers, mas as ponteiras terminam mais alto, quase na altura do assento (para duas pessoas), para evitar lama ou outros entraves do off-road. Elas também apresentam pneus knobby remetendo ainda mais ao estilo off-road.

As lendárias Choppers

O modelo mais popular nos EUA. Surgido nos anos 60, bem antes do festival de Woodstock (1969), tem basicamente a mesma pegada: paz e amor.

Garfos alongados, desenhos chamativos, guidão alto, roda dianteira maior que a traseira, pneu dianteiro mais fino que o traseiro.

Nada mais icônico do que a Chopper chamada Captain America pilotada por Peter Fonda em Easy Rider (também de 1969).

Não podemos esquecer das Bobbers

Este estilo foi criado nos Estados Unidos no pós guerra da década de 40. Voltando da Segunda Guerra Mundial, os soldados americanos começara a adquirir motos similares às que eles usaram na guerra. Porém a emoção não era a mesma. O verbo bob em inglês significa aparar, encurtar. Aí a emoção começou a voltar. Começaram a retirar tudo que parecia supérfluo, como para-lamas por exemplo ou tendia a trazer algum peso desnecessário. Pneus largos e de mesmo diâmetro na dianteira e traseira. E um banco solo muito similar ao de uma bicicleta. A pintura era geralmente minimalista, utilizando cores foscas e discretas, características dos veículos militares.

×